sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As discrepâncias entre as pesquisas


Tendo em vista as discrepâncias entre as pesquisas do instituto Datafolha e do Vox Populi, relembro o nome da postagem que fiz em 27 de julho de 2009: Eles terão coragem de fraudar pesquisas eleitorais?
O Datafolha alterou o percentual de eleitores por região, dando um peso maior ao Sudeste, justamente, onde é melhor o desempenho do Serra.
Assim, será que podemos dizer: Datafolha = DataFraude, ou ...

Um comentário:

Luciana Arruda disse...

Milico, gostei desta ideia aqui exposta.Trabalhei em um instituto de pesquisa: Instituto Methodus, o unico que acertou as pesquisas a Pref Poa em 2008, inclusive em seu boca de urna, acertando muitas das cidades em que fez pesquisas no estado. As pesquisas mentem, destorcem? Sim e não ...
Por que sim: Muitos institutos a partir de maior peso dado a determinada região, considera aquela parte de amostra, quando se considerasse o todo, teria resultado para uma população, logo o resultado seria mais provavel. Mas quando se realiza algo como o data folha, claro, o candidato fica bem neh?! Pesos diferentes a regiões impede de haver mensuracões corretas.

Por que Não? Para fazermos uma pesquisa, precisamos saber ( no caso sabe-se eleitoral) a amostra a coletar, recorre-se ao IBGE, faz-se calculos e calculos por população ate encontrar um numero exato de entrevistados em cada região. Depois se tabula e enfim ... pesquisas de verdade ainda existem, institutos não sei ...