quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projeto do trem de passageiros Rio Grande-Pelotas


Vi a notícia sobre o projeto do trem de passageiros Rio Grande-Pelotas no ClicRBS/Rio Grande. Sobre uma reunião a ser realizada no Ministério dos Transportes e relata o interesse do grupo Engevix, responsável pela construção de oito cascos para plataformas de petróleo no dique seco, em Rio Grande, fato comunicado ao deputado Fernando Marroni (PT). Que a partir do interesse da Engevix, Marroni e o diretor-presidente do Trensurb, Marco Arildo, deverão se reunir com o ministro dos Transportes. O Trensurb iniciou os estudos do trem regional da Serra e deveria fazer o levantamento no trecho Pelotas-Rio Grande, porém os recursos para esta etapa acabaram não sendo liberados e é isso que, a partir de agora, será tratado junto ao Ministério dos Transportes, relatou Marroni.

Fonte: Roberto Witter, ClicRBS/Rio Grande
Leia mais aqui.


O assunto me interessou pois quando estive na Metroplan, no Governo Olívio, participei de um seminário sobre o trem regional Caxias do Sul-Bento Gonçalves, que aconteceu na cidade de Caxias do Sul, e contou com a presença do ex-deputado Valdomiro Lima, o qual fez um relato sobre a ligação Rio Grande-Pelotas. Tenho alguma coisa sobre o assunto guardada entre os meus "juntados".
Fui atrás de mais informações e achei o seguinte:


O visual futurista e imponente do trem-bala tem ofuscado um movimento que, com menos barulho, começa a ganhar força por todo o país. Depois de ter sido abandonado há mais de 40 anos, o transporte ferroviário de passageiros volta à cena, impulsionado, em boa parte, pelos projetos da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

O Ministério dos Transportes reuniu na semana passada um grupo de empresários e representantes do setor para discutir o assunto. O governo tem uma listagem de obras prioritárias, que prevê a criação de de 14 trens regionais (tráfego feito dentro de um único estado). São percursos regulares, com saídas diárias. Essa relação-resultado de um pente-fino feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 64 trechos potenciais - é formada pela reativação de partes de estradas de ferro que não foram concedidas à iniciativa privada na década de 90 e que se encontram abandonadas.

Entre os projetos estão linhas como a de Campinas a Araraquara (São Paulo); Pelotas a Rio Grande (Rio Grande do Sul); Recife a Caruaru (Pernambuco); ...

"Os trechos entre Bento Gonçalves a Caxias do Sul (RS) e de Londrina a Maringá (PR) estão em fase avançada de estudos de viabilidade econômica", diz Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

A expectativa é quer mais projetos sejam viabilizados ainda neste ano. Além dos trens regionais de passageiros, há uma lista de de mais 15 projetos de VLTs (veículos leves sobre trilhos) no forno. O VLT é um equipamento com características de metrô, mas de média velocidade e com caoacidade reduzida. Enquanto uma linha de metrô carrega, em média, 60 mil passageiros por hora/sentido, um VLT, normalmente formado por dois vagões, transporta cerca de 30 mil no mesmo período.

Fonte: André Borges/Brasília, Valor Econômico - 14/02/2011
Leia na íntegra aqui.

Seminário Transporte Interurbano de Passageiros, veja aqui.

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