quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ainda a entrevista do Frei Betto para Caros amigos

Sobre se ele acha que o PT ainda tem energia transformadora.
Acho que sim, existem muitas pessoas sérias e íntegras, ideologicamente consistentes dentro do PT. Mesmo alguns grupos organizados dentro do PT, que não são lamentavelmente os grupos hegemônicos, mas com condições, ao meu ver, de a médio prazo ganhar a luta interna. Então, até porque eu não sou favorável a essa multiplicidade de partidos de esquerda, isso acaba criando uma grande fragmentação e só favorece o fortalecimento da direita. Assim como eu vivo numa Igreja que é estruturalmente, histórica e tradicionalmente conservadora, às vezes repressora, mas é porque eu acredito que só dentro, só estando dentro de uma instituição é que a gente pode mudá-la. Eu também acho que o PT é vulnerável sim a uma mudança, e tomara que ela venha, para que ele volte a ser o partido que representa os setores mais oprimidos da nação e volte a ser o partido que se caracteriza pela sua ética e atividade política.
Fonte: Entrevista do Frei Betto para a revista Caros amigos 160, julho de 2010.

Nenhum comentário: