domingo, 27 de fevereiro de 2011

O atropelamento de ciclistas em Porto Alegre ...


... na noite de sexta, 25, na Cidade Baixa é um fato por demais preocupante, mas o que chama atenção são as declarações, constrangedoras, dos delegados Gilberto Almeida Montenegro e Márcio Moreno, que por certo refletem a visão dominante.
Quando o Tarso convidou o Ranolfo para a chefia da polícia civil eu fiquei com a barba de molho, pois ocupou cargos nos governos Rigotto e Yeda, e estava no DEIC. É bom lembrar que ele tem no currículo a não elucidação do assassinato do ex-secretário da saúde, Eliseu Santos, fazendo questão de seguir outra linha de investigação, baseada em presunções.
Foto: Tarsila Pereira/Correio do Povo

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Engevix retoma estudo logístico


Da coluna da Denise Nunes (Heron Vidal/interino), no Correio do Povo de sábado, 19 de fevereiro de 2011:

Engevix retoma estudo logístico

Contratado pela Petrobras para produzir oito cascos de plataformas de exploração de petróleo e gás no Polo Naval, em Rio Grande, o grupo Engevix estuda reativar projeto abandonado há mais de duas décadas. Avalia a viabilidade de construir linha férrea entre Pelotas e Rio Grande. Não há prazos nem orçamentos. Mas a empresa quer reduzir dificuldades ligadas à mobilidade urbana. Quando as obras dos cascos se transformarem em rotina, o grupo atuará com mais de 20 mil trabalhadores. São empregos temporários diretos e indiretos. A questão é como deslocar, diariamente e com eficácia, esse contigente.

Aqui só quero fazer uma correção: o projeto não está "abandonado há mais de duas décadas", pois como mencionei na postagem anterior, no governo Olívio participei, em Caxias, de um seminário sobre trens regionais, mais precisamente, sobre os dois trechos selecionados no RS: Bento Gonçalves- Caxias do Sul e Pelotas-Rio Grande.

Mais tópicos da coluna sobre o assunto:

Aluguéis caros

A linha férrea está em análise porque uma parte dos trabalhadores da Engevix é de Rio Grande. Mas outra parte é da região e de outros estados e os altos preços dos aluguéis e diárias, em Rio Grande, começam a expulsar os contratados para cidades vizinhas.

Contingente

Dentro dos próximos dois anos, a Engevix calcula ter 8 mil trabalhadores de carteira assinada - outros 14,7 mil farão parte dos empregos indiretos. A linha férrea colaboraria para neutralizar efeitos da forte especulação imobiliária no salário dos trabalhadores.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projeto do trem de passageiros Rio Grande-Pelotas


Vi a notícia sobre o projeto do trem de passageiros Rio Grande-Pelotas no ClicRBS/Rio Grande. Sobre uma reunião a ser realizada no Ministério dos Transportes e relata o interesse do grupo Engevix, responsável pela construção de oito cascos para plataformas de petróleo no dique seco, em Rio Grande, fato comunicado ao deputado Fernando Marroni (PT). Que a partir do interesse da Engevix, Marroni e o diretor-presidente do Trensurb, Marco Arildo, deverão se reunir com o ministro dos Transportes. O Trensurb iniciou os estudos do trem regional da Serra e deveria fazer o levantamento no trecho Pelotas-Rio Grande, porém os recursos para esta etapa acabaram não sendo liberados e é isso que, a partir de agora, será tratado junto ao Ministério dos Transportes, relatou Marroni.

Fonte: Roberto Witter, ClicRBS/Rio Grande
Leia mais aqui.


O assunto me interessou pois quando estive na Metroplan, no Governo Olívio, participei de um seminário sobre o trem regional Caxias do Sul-Bento Gonçalves, que aconteceu na cidade de Caxias do Sul, e contou com a presença do ex-deputado Valdomiro Lima, o qual fez um relato sobre a ligação Rio Grande-Pelotas. Tenho alguma coisa sobre o assunto guardada entre os meus "juntados".
Fui atrás de mais informações e achei o seguinte:


O visual futurista e imponente do trem-bala tem ofuscado um movimento que, com menos barulho, começa a ganhar força por todo o país. Depois de ter sido abandonado há mais de 40 anos, o transporte ferroviário de passageiros volta à cena, impulsionado, em boa parte, pelos projetos da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

O Ministério dos Transportes reuniu na semana passada um grupo de empresários e representantes do setor para discutir o assunto. O governo tem uma listagem de obras prioritárias, que prevê a criação de de 14 trens regionais (tráfego feito dentro de um único estado). São percursos regulares, com saídas diárias. Essa relação-resultado de um pente-fino feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 64 trechos potenciais - é formada pela reativação de partes de estradas de ferro que não foram concedidas à iniciativa privada na década de 90 e que se encontram abandonadas.

Entre os projetos estão linhas como a de Campinas a Araraquara (São Paulo); Pelotas a Rio Grande (Rio Grande do Sul); Recife a Caruaru (Pernambuco); ...

"Os trechos entre Bento Gonçalves a Caxias do Sul (RS) e de Londrina a Maringá (PR) estão em fase avançada de estudos de viabilidade econômica", diz Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

A expectativa é quer mais projetos sejam viabilizados ainda neste ano. Além dos trens regionais de passageiros, há uma lista de de mais 15 projetos de VLTs (veículos leves sobre trilhos) no forno. O VLT é um equipamento com características de metrô, mas de média velocidade e com caoacidade reduzida. Enquanto uma linha de metrô carrega, em média, 60 mil passageiros por hora/sentido, um VLT, normalmente formado por dois vagões, transporta cerca de 30 mil no mesmo período.

Fonte: André Borges/Brasília, Valor Econômico - 14/02/2011
Leia na íntegra aqui.

Seminário Transporte Interurbano de Passageiros, veja aqui.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ainda não consigo fazer o sinal de positivo (ok) ...


... com a mão esquerda, mas a recuperação segue, lenta e gradual. O dedão já mexe entre um terço e metade do necessário para fazer o referido sinal.
Estou de férias em Mostardas. Caminho quase todos os dias, alimentação balanceada (um pouco), o endócrino disse que preciso diminuir o peso. Pretendo ir para a praia, São Simão, na próxima semana, na segunda, 21/02. Não posso ficar sem passar por lá.
Mas o motivo da presente é falar de outra coisa ou encaminhar um dos próximos assuntos. Algumas coisas no governo Tarso me incomodam, aliás, postarei alguma coisa a respeito. Tem uma que está na fila faz tempo, esperando a oportunidade. Tenho pensado muito a respeito a fim de evitar a crítica pela crítica. Estou amadurecendo a ideia. Fiz campanha e votei nele mas isso não significa que deva me calar, quando achar que as coisas estão erradas, ou equivocadas. É o meu ponto de vista pessoal, sujeito a chuvas e trovoadas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lembrando dos 31 anos do PT ...


... comemorados no dia 10 de fevereiro, quinta-feira.
Para a data não passar em branco vou postar um artigo recebido do professor Denílson, vereador (PT) de Osório e, atualmente, Presidente da Câmara de Vereadores de Osório.

Partido dos Trabalhadores: 31 anos de lutas e conquistas

Por vereador prof. Denílson*

Neste 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores comemora seu 31º aniversário de fundação. Resultado da luta dos trabalhadores das cidades e do campo por melhores condições de trabalho, de vida e buscando a liberdade de expressão e de organização, funda-se o PT.
O ato realizado no Colégio Sion, em São Paulo, lá em 1980, reuniu um grupo de sindicalistas, intelectuais e religiosos ligados às Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica para a criação do Partido. Encontraram acolhida do PT militantes de esquerda adversários da ditadura militar, amplos setores da intelectualidade de esquerda e progressista, profissionais liberais, defensores dos Direitos Humanos, vastos segmentos da juventude – sobretudo dos estudantes – além de integrantes de novos movimentos sociais que organizavam mulheres, ambientalistas, negros, homossexuais e tantos outros grupos discriminados na sociedade brasileira.
Durante os anos 1980, o Partido e suas lideranças são fundamentais no processo de redemocratização do País e também na luta nacional pelas “Diretas Já”.
A partir do Congresso Constituinte, começa uma série de avanços que consolidaram o Partido, elegendo os primeiros vereadores e prefeitos petistas de importantes cidades brasileiras. As experiências parlamentares e executivas de norte a sul do Brasil acabam por, aos poucos, criar ambiente para a consolidação do PT enquanto alternativa de poder.
Se as derrotas políticas e eleitorais acumuladas nos pleitos presidenciais em 89, 94 e 98 frustraram a esquerda brasileira e o próprio PT, foram fundamentais para que o partido ganhasse paulatinamente credibilidade, ajustasse seu discurso e a densidade social necessária para a incontestável vitória em 2002. Amadurecia o Partido e a sociedade brasileira que conduziu Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência do Brasil de forma livre e através do voto, sem sobressaltos, sem qualquer regime de exceção ou que suprimisse a liberdade de qualquer brasileiro. Quando finalmente chega ao governo do Brasil, o PT está mais comprometido a manter o debate plural, reafirmando a democracia como valor universal.
Os mandatos de Lula, olhados dos dias atuais, reforçam o compromisso do PT com suas bandeiras históricas: política de desenvolvimento fundada no trabalho, priorizando efetivamente o social. A crise vivida internacionalmente em 2008 reafirmou a correção da política interna do presidente Lula e seu governo em fortalecer o trabalho, consolidar importantes obras de infraestrutura, valorizar a produção e o mercado interno de consumo popular. Significou, simultaneamente, a mais efetiva política social que alavancou o fortalecimento do ensino público, da qualificação profissional, das políticas de habitação popular, entre outras. Lula triunfou com a vitória do social deixando a Presidência com uma aprovação recorde de 87% e elegendo sua sucessora, Dilma Rousseff.
O Partido dos Trabalhadores tornou-se um grande Partido, com credibilidade popular e capacidade para governar o Brasil bem e para todos. E vive um momento ímpar, espacialmente para os gaúchos. Além da Presidência da República, conduzida por Dilma, possui a maior bancada na Câmara dos Deputados, atualmente presidida pelo também petista deputado Marco Maia (PT/RS). No Estado – também de maneira inédita, já que é a primeira vez que uma eleição ao governo estadual decide-se em 1° turno – quem governa é Tarso Genro, que desfruta da maior bancada na Assembléia Legislativa. Durante o ano de 2011, o Parlamento gaúcho também é comandado por um petista, o deputado estadual Adão Villaverde. Em outro parlamento, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a presidência é igualmente ocupada por um petista, a vereadora Sofia Cavedon – o que se repete, de forma inédita, em Osório.
Esse novo e importante período histórico que vivemos exige do Partido e de todas as forças socialistas, democráticas e progressistas uma elaboração estratégica mais audaz, profunda e rigorosa. Trata-se de aprofundar as estratégias e ideologias construídas nos anos 80, readequando-a ao período histórico que vivenciamos. Precisamos igualmente compreender que, com as posses de Dilma e Tarso, a disputa pela hegemonia ocorre noutra esfera. Porém, capaz de desafiar o PT e as forças democrático-populares para a possibilidade de iniciar um acelerado e radical processo de reformas econômicas e políticas e intensificar as reformas sociais, no país e no estado.
Osório não é insular e, portanto, faz parte deste contexto, tendo uma oportunidade ímpar de desenvolvimento em todos os aspectos. A população de Osório pode ter certeza de que trabalhamos como nunca para isso.

*Presidente da Câmara de Vereadores de Osório

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A falta de postagem está associada ...


... a um problema de mobilidade na minha mão esquerda (radial). Nada que preocupe demais, apenas limita alguns movimentos, e já estou em fase de recuperação.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Até quando?


Tomem providências, urgente, contra os trogloditas que promovem tais atos, para evitar que eles se repitam. Parem de passar, apenas, a mão na cabeça dos arruaceiros, que envergonham o nome da instituição, e partam para atitudes concretas, mesmo que signifiquem "perdas" em seu espólio político. Está na hora de rever os métodos, até agora, utilizados para alcançar os seus fins.
Foto: Miguel Rojo, AFP